Felicità

Criar um Site Grátis Fantástico

Absurdo em pró da ciência!

Absurdo em pró da ciência!

   Li essa semana uma reportagem no site da Globo (G1) sobre cobaias usadas para testes farmacêuticos nos lugares mais pobres do mundo. Tamanho é o absurdo que acontece nesses locais, empresas farmacêuticas usam da ingenuidade das pessoas para enganá-las e fazer com que aceitem participar de testes, podendo causar sérios problemas a saúde.

   Vejam até aonde pode chegar o interesse humano, usar da esperança dos doentes sem outra opção, para aceitarem tudo que lhe digam poder fazer com que se recuperem. Por mais que estes testes possam dar resultados positivos, muitas vezes não dão, e causam sequelas terríveis e até a morte. Pelo que vi, não foram nem um ou dois casos, vários acontecimentos deste tipo já ocorreram, trazendo graves consequências para as suas “cobaias”.

   É valido que é importante o teste de medicamentos antes de serem colocados no mercado, mas usar a população mais simples que não tem informação enganando-as é covardia. Abusando da vontade de viver dos doentes em fases terminais, pois sabem que para estes qualquer esperança é significativa.

   Os países mais explorados pelas empresas internacionais de medicamentos são os do continente Asiatico (Índia), Africano e da América latina. Agora imaginem o porquê, sabe-se que nesses países a população é realmente muito pobre e epidemias são de alta taxa na região da África. Lá boa parte da população não sabe ler, como vão saber do que se tratam os documentos de autorização que lhe dão para assinar. Com isso os testes acabam sendo realizados, tornando o índice de mortes e sequelas em pacientes doentes cada vez pior.

   O presidente Barack Obama está fiscalizando mais severamente essas ocorrências de testes com estrangeiros já que os Estados Unidos é o principal produtor de medicamentos e principal responsável por estes testes. Aqui no Brasil a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) já criou uma lei onde pessoas que querem servir de cobaias não podem receber gratificação por isso, pois além daquelas que procuram cura para enfermidades, existem também as que buscam nisso dinheiro, pois vivem em condições miseráveis principalmente no Amapá e para melhor condição aceitam servir de cobaias para pesquisas internacionais.

   Para se ter uma ideia a que ponto chegamos, as pessoas aceitam correr risco de morte em troca de dinheiro. E pior, um país como os EUA fazendo barbaridades como essa em pessoas inocentes que se quer sabem as sérias consequências que podem acarretar para si mesmos.


Olá, é um prazer receber a sua visita. Me chamo Alessandra Bastos e a partir de hoje postarei aqui semanalmente artigos sobre vários assuntos, de interesse comum. Espero que gostem!




Total de visitas: 2446